Corus avalia reajuste de anuidades para 2022

Corus avalia reajuste de anuidades para 2022

A Corus avalia que o reajuste das anuidades das escolas para 2022 deverá ser maior do que o que foi praticado em 2021. E o melhor a se fazer é esperar o máximo de tempo para definir os preços. Isto porque a nova temporada de reajustes deverá observar uma série de questões econômicas importantes. Acompanhe os detalhes:

  • Essa temporada começa com notícias que não são boas: o reajuste terá de ser bem maior do que o aplicado nos anos anteriores.
  • Por dois motivos principais: a grande maioria das escolas aplicou um aumento, de 2020 para 2021, mais baixo do que o aumento de seus custos, notadamente o reajuste salarial por acordo coletivo ou dissídio; e a inflação, que começou a acelerar em setembro de 2020, continua alta e subindo. A média entre o IPC-Fipe e o INPC-IBGE dos últimos 12 meses está em 9,83%.
  • O mercado projeta uma queda gradual nessa inflação, indicando que em março de 2022 ela estará em 6,6%. Será mesmo? O fato é que a realidade vem suplantando as projeções de mercado mês após mês. Para quem for definir preços agora, não é recomendável colocar a mão no fogo por essa projeção de 6,6%.
  • O melhor a fazer é, na medida do possível, esperar o máximo de tempo para definir os preços. E, no momento da decisão, utilizar cenários pessimistas para a projeção de inflação – se for para errar, é preferível errar para mais.

menu
menu
Atualizado: 24/08/2021