Indicadores para o setor da educação estão mudando de forma rápida

Indicadores para o setor da educação estão mudando de forma rápida

Alguns dos indicadores mais importantes para o setor da educação, como a inflação e o crescimento econômico, estão mudando de forma rápida. E causando grande expectativa entre os gestores de escolas que planejam o ano financeiro de 2022. Leia os comentários da Corus a respeito das previsões para o próximo ano:

  • A abertura do processo de reserva de vaga e matrícula para 2022 se dá em um momento particularmente espinhoso na economia. Alguns dos indicadores mais importantes para nosso setor estão mudando de forma rápida e relevante. Dentre eles, destacam-se a inflação e o crescimento econômico.

  • A projeção de inflação tem crescido de forma muito rápida. A média atual entre IPC-Fipe e INPC-IBGE está em 10,47% nos últimos 12 meses. Isso era algo inimaginável algum tempo atrás.  Esse índice vem subindo sem parar desde maio de 2020.

  • O Boletim Focus do Banco Central aponta para uma redução nos próximos meses, chegando a março de 2022 em 8,05%. Olhando o histórico recente e a turbulência por que passa o país, essa é uma previsão bastante duvidosa. E ela nos interessa muito, pois é o melhor termômetro para o reajuste salarial do ano que vem.

  • Do ponto de vista do crescimento econômico, infelizmente também predominam as más notícias. O PIB do segundo trimestre fechou em -0,1%, dando sequência a uma série de quedas trimestrais que vêm acontecendo. Em outras palavras: a economia estagnou.

  • Os agentes vêm revendo para baixo suas previsões de PIB para 2022. Ou seja: não podemos contar com a melhora da condição econômica dos pais de alunos no ano que vem.

menu
menu
Atualizado: 24/09/2021