Escolas ainda possuem resistência sobre o uso de cartão de crédito como forma de pagamento

Escolas ainda possuem resistência sobre o uso de cartão de crédito como forma de pagamento

As escolas ainda possuem uma certa resistência ao cartão de crédito, que é uma ferramenta indispensável para pagamentos de maneira geral. Isso acontece devido a uma série de fatores e o principal é o custo alto de operação que, muitas vezes, não vale a pena para as escolas. Entenda melhor a questão:

  • O cartão de crédito é hoje uma ferramenta quase universal de pagamento. Nas lojas, na feira, na praia, até em camelôs existe a possibilidade de pagamento com cartão de crédito.

  • Mas por que as escolas ainda são uma ilha de resistência a esta prática? Existem vários fatores que justificam esse fato, mas o principal deles é o custo do uso desse meio de pagamento.

  • Como as margens de lucro das escolas são baixas e o mercado é extremamente competitivo, não existe a possibilidade de tirar o custo da margem de lucro ou de simplesmente repassar para o preço.

  • Enquanto as operadoras de cartão não se atentarem para esses fatores estruturais, as escolas continuarão fora de seu alcance. É importante notar que se trata de um mercado gigantesco em que os clientes têm uma fidelidade imensa.

  • Enquanto isso não acontece, as escolas vêm fazendo experiências de sucesso com o uso de cartão, mas de forma pontual e fora da operação de cobrança das mensalidades correntes.

  • As operações que têm tido mais sucesso na cobrança com cartão são a taxa de material e a cobrança de inadimplentes contumazes. É um caminho recomendável para todas as escolas.
menu
menu
Atualizado: 03/11/2021