Corus aborda lei sobre treinamento de primeiros socorros em escolas
A Lei Lucas (13.722/18), que foi sancionada em 2018, tem o principal objetivo de proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes que podem ocorrer nas escolas. A lei obriga as escolas a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros, mas muitas nem tem conhecimento a respeito disso. Confira o que a Corus diz sobre o assunto:
- A partir de um acidente que aconteceu com um aluno em um passeio escolar em 2017 que acabou levando à sua morte, foi aprovada uma lei, chamada informalmente de “Lei Lucas”, que obriga as escolas a prover aos seus funcionários cursos de atendimento de primeiros-socorros. Essa obrigação está em vigor desde abril de 2019.
- Muitas escolas não sabem disso! O risco maior de não se ater a essa obrigação não está em uma possível fiscalização com eventual multa.
- O maior risco, na verdade, envolve a ocorrência de algum acidente inesperado com um aluno e as consequências que isso teria para a escola em questão caso ela não estivesse cumprindo com rigor a “Lei Lucas”.
- Por isso, é altamente recomendável que cada escola se informe sobre os melhores caminhos para dar atendimento pleno às exigências dessa lei. Esse procedimento não costuma trazer custos adicionais expressivos às instituições.