Período de matrículas é decisivo para o planejamento financeiro das escolas
O período de matrículas é decisivo para o planejamento financeiro das escolas. Há, no entanto, muitas dúvidas sobre os reajustes que devem ou não ser feitos e sobre abertura das inscrições. A solução recomendada pela Corus é a abertura de reserva de vagas. Confira mais detalhes sobre o assunto:
- Pesquisa recente feita pela Corus mostrou que quase 70% das escolas abrem reserva de vaga antes de comunicar o valor das anuidades para o ano seguinte.
- É a saída possível para o dilema dessa época do ano: não se pode adiar o início das matrículas, sob pena de perder alunos novos, mas não se deve antecipar demais a decisão sobre preços, sob pena de não ter todas as informações suficientes e “errar a mão” no reajuste.
- A abertura de reserva de vagas é a melhor saída e, por isso, é recomendada pela Corus. Vale mencionar, contudo, que nesse ano de 2022 o risco de antecipar a decisão sobre preços está menor do que nos anos anteriores, porque agora a inflação acumulada em 12 meses está declinante.
- De qualquer forma, como é uma das decisões mais importantes do ano e só pode ser tomada uma vez a cada período, vale destacar que vale mais a pena correr o risco de errar para mais do que para menos na hora do reajuste.
- O erro para mais pode ser corrigido no atendimento individual a pais com dificuldades; o erro para menos não tem conserto e tem consequências muito dolorosas para o orçamento da escola.