Cuidados que o gestor deve tomar ao planejar a ampliação de sua escola para oferecer mais níveis

Cuidados que o gestor deve tomar ao planejar a ampliação de sua escola para oferecer mais níveis

Ao planejar a ampliação de uma escola, o gestor deve tomar alguns cuidados para oferecer mais níveis. Por isso, a Corus separou algumas dicas de como fazer isso de forma segura e prática. Confira:

·        A ampliação de cursos é um dos desafios mais complexos no plano de crescimento de uma escola particular. Não tanto pelos investimentos financeiros necessários para o crescimento e a adaptação dos espaços às novas demandas. O grande desafio é manter a qualidade do produto dentro de uma realidade diferente. Porque é fato que as demandas dos públicos e das parcerias são bem diferentes em cada um dos quatro cursos.

·        A passagem que costuma conter a menor mudança estrutural é de Infantil para Fundamental 1. Mesmo assim, não é uma transição simples, pois o volume de conteúdo acadêmico e o formato de avaliação são bem diferentes. Do outro lado, a passagem mais difícil de fazer é do Fundamental I para o Fundamental II.

·        Nesse momento é como se a escola estivesse mudando de universo, saindo do modelo de professor generalista para o de professor especialista. Um projeto de Fundamental II deve ter raízes próprias, não sendo simplesmente uma continuidade do Fundamental I. A relação com professores horistas, aliás, é radicalmente diferente daquela com professores mensalistas.

·        Por fim, a passagem para o Médio pode parecer menos trabalhosa, pois traz similaridades com a forma de trabalho do Fundamental II. Contudo, essa é a transição mais arriscada de uma escola. Normalmente, é o Médio que dá a “cara” da escola. Um Médio de pouco sucesso na sua ação acaba contaminando a imagem de todos os demais cursos, mesmo que estes sejam de primeira qualidade.

menu
menu
Atualizado: 23/03/2023