Corus aborda competências que devem ser desenvolvidas por diretores de escolas
O diretor de uma escola precisa ter uma série de competências importantes para liderar a gestão com sucesso. A Corus preparou alguns exemplos de competências que um gestor escolar deve procurar aprimorar. Confira:
O perfil do trabalho de um diretor de escola mudou bastante de uns tempos para cá. Antigamente, o grande requisito para um diretor era ser muito bom na parte pedagógica. Se ele cuidasse bem do “core business”, as demais competências poderiam ser delegadas a membros da equipe ou, até, deixadas em segundo plano.
O acirramento da competitividade no mercado do ensino privado e as mudanças nas demandas dos clientes – por conta dos movimentos pelos quais a sociedade passa de forma cada vez mais rápida – trouxeram, gradativamente, novas cobranças sobre o desempenho de um diretor de escola. Um perfil multidisciplinar, com capacidade de envolvimento em praticamente todos os setores da escola, passou a ser requerido.
Por conta disso, os diretores passaram a enfrentar a necessidade de buscar constante recapacitação. Algumas das novas demandas:
– Área comercial – garantia de um atendimento primoroso aos pais novos que vêm visitar a escola;
– Liderança de equipe – capacidade de motivar o time e de enxergar e extrair o melhor dos talentos;
– Tecnologia – sintonia com as tendências na tecnologia da educação e acompanhamento do trabalho dos concorrentes;
– Network – bom relacionamento com outros donos de escola para contínua troca de informações e experiências;
– Concessão de bolsas – entendimento das premissas que envolvem a utilização correta das métricas de concessão;
– Comunicação – capacidade de avaliar os melhores caminhos a serem trilhados juntamente com os especialistas da área.