Corus presta todo o suporte às escolas durante a pandemia

Corus presta todo o suporte às escolas durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 trouxe às escolas particulares desafios nunca antes enfrentados. A mudança repentina de rotina afetou profundamente as relações entre escolas e famílias. Além de enfrentar os desafios de ensino e aprendizagem impostos pelo distanciamento social, as instituições passaram a ter seus contratos e custos questionados por famílias que também foram impactadas financeiramente pela crise sanitária mundial.

As discussões que relacionaram as mensalidades com os custos de manutenção das escolas em época de “ensino a distância” levaram gestores a procurarem apoio especializado para tomar decisões urgentes. E a Corus Consultores tem prestado o suporte técnico necessário às escolas no enfrentamento dessa crise.

Para Fernando Barão, economista e sócio da Corus Consultores, as adversidades que as escolas têm enfrentado não são apenas grandes em volume, mas em complexidade. “São muitas as mudanças legais surgidas em tempos de pandemia na esfera legal ou governamental, com novas diretrizes”, explica o consultor. “Mudou também a interlocução da escola com seus clientes, com pais e mães de alunos”, afirma.

“Por isso, estamos acompanhando muito de perto esses casos para conseguir fazer esse trânsito de informações entre as escolas de uma maneira dinâmica, que atenda todas as necessidades”, diz Barão. “Nosso suporte estratégico nunca precisou ser tão ágil e tão intenso como está sendo agora”.

Principais dificuldades

Especialmente afetada pelo cenário de pandemia está a Educação Infantil. A reduzida autonomia das crianças matriculadas neste ciclo exige uma equipe de professores mais próxima, para orientar as ações, incentivar o desenvolvimento das habilidades sociais e para intervir em situações importantes de aprendizagem.

“A presença do professor na Educação Infantil é muito mais importante do que nos outros ciclos”, afirma o consultor. “E este é um papel que as famílias muitas vezes não conseguem assumir”.

Tal cenário resultou em uma avalanche de demandas de famílias que passam pela insatisfação com as atividades a distância, segundo o consultor. Ainda que as iniciativas adotadas pelas escolas para a Educação Infantil sejam fundamentadas nas melhores práticas pedagógicas, as ações a distância não estão ajudando as famílias com a educação dos filhos pequenos. “A perda de um grande número de alunos por razão desses e de outros motivos na Educação Infantil pode impactar enormemente uma escola”, diz Barão.

Outras situações enfrentadas pelas escolas têm sido o aumento da inadimplência e os pedidos por descontos ou por redução dos valores. “Ou seja, as escolas estão sendo atingidas pela ‘tempestade perfeita’”, define o consultor.

“Nesse sentido, as decisões que estamos aconselhando as escolas a tomar são difíceis, mas passam pela melhor maneira de minimizar essa perda de receita baseada em estratégia de mercado. O caminho é negociar com as famílias e ajustar as despesas em outras áreas, como na renegociação de aluguel e de contrato com prestadores de serviço, por exemplo”, comenta.

(Imagem: fiskesv/iStock.com)

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Atualizado: 23/07/2020