Balanço do primeiro semestre revela desafios importantes
O balanço do primeiro semestre referente ao mercado das escolas particulares revela desafios importantes tanto em termos financeiros quanto nas questões pedagógicas. Confira:
- Os desafios são gigantescos nas duas áreas. Por mais que as escolas tenham usado com maestria o ensino on-line, os prejuízos pedagógicos oriundos de tanto tempo de ensino remoto são reais.
- Todo o planejamento teve de ser refeito para uma gradual recuperação desse conteúdo. Isso sem falar, é claro, dos prejuízos na socialização – mais presentes nos alunos da faixa etária da Educação Infantil.
- Sobre os aspectos financeiros, as escolas em geral ainda não recuperaram o nível de rentabilidade que tinham antes da pandemia. Essa não é, porém, a pior parte da história.
- O que está comprometendo mais o desempenho financeiro é o nível de endividamento que cada uma das escolas teve de assumir para poder proteger seu fluxo de caixa durante a pandemia.
- Temos, então, uma tempestade perfeita: mais demandas financeiras convivendo com uma rentabilidade menor. É um problema que será resolvido somente no longo prazo.