Quais ações são cruciais para o crescimento de matrículas? Corus comenta
O crescimento da lucratividade de uma escola depende de muitas variáveis. Mas, em todos os casos, aumentar o número de alunos matriculados é, de longe, o caminho mais eficiente – e o mais desafiador. A Corus explica que o principal passo para alcançar um número maior de matrículas está baseado em fundamento básico da Administração. Acompanhe:
• A forma mais eficiente de aumentar o lucro de uma escola é aumentar seu número de alunos. Infelizmente, porém, essa é uma variável que não está sob o controle direto do gestor da escola.
• É o mercado, em última análise, que vai determinar se esse crescimento vai acontecer ou não – ou até (batam na madeira) se a escola vai acabar reduzindo seu número de alunos.
• Falar sobre o que fazer para impulsionar o número de matriculados de uma escola poderia dar um livro, sem nenhum exagero. Mas, em poucas palavras, é possível indicar o seguinte:
• Existe um princípio na administração que diz que é muito mais barato manter um cliente do que conquistar um novo. Não é diferente em escola.
• Portanto, a lição de casa mais indicada para ganhar alunos está mesmo dentro de casa: atenda adequadamente os alunos que já são seus, bem como suas famílias.
• Esteja sempre alerta – de preferência com pesquisas – ao nível de satisfação deles. Identifique continuamente aspectos do seu produto que podem não estar agradando ou que não estejam sendo bem percebidos pela sua clientela.
• E, por fim, só para lembrar: a melhor propaganda para sua escola é o seu cliente falando bem dela. Bem mais da metade das visitas de alunos novos acontecem por indicação. Só se ganha a batalha da concorrência com uma lição de casa muito bem-feita dentro de casa.