Corus explica como melhorar captação e retenção de alunos
Após os impactos causados pela pandemia de covid-19, tornou-se ainda mais necessário melhorar os índices de captação de alunos nas escolas. Esse é um dos grandes desafios dos gestores educacionais na hora de planejar todas as estratégias nesse processo.
Confira:
- A gestão da captação e da retenção de alunos é, no final das contas, o maior desafio do gestor educacional. Como ganhar mais e perder menos alunos – essa é a “pergunta de um milhão de dólares”.
- Infelizmente, não existe uma resposta no estilo “receita de bolo” para essa pergunta. O mercado educacional é extremamente competitivo e cada um deve produzir a sua própria receita de sucesso.
- Mas existem regras básicas para isso: as escolas que têm tido os melhores desempenhos em termos de evolução de alunos são as que atendem a um requisito básico – elas conseguem explicar aos seus clientes quais são seus diferenciais competitivos de uma maneira que eles entendem; e, depois, na relação contínua com as famílias, a escola consegue mostrar que está entregando o que prometeu.
- Para saber se a promessa feita é mesmo o que o mercado espera e se seus clientes estão percebendo essa entrega, só tem um jeito: fazer muita pesquisa.
- Ninguém melhor do que o cliente – atual ou potencial – para avaliar quais são os pontos fortes e os pontos fracos que são percebidos pelo mercado.
- A partir da percepção proveniente das pesquisas, cada escola pode fazer ajustes em seu produto ou, se for o caso, na comunicação com os agentes internos e externos. Esse é o melhor roteiro, o melhor “caminho das pedras” para vivenciar um crescimento no número de alunos.