Encontro na Corus debate educação e tecnologia
Mais de 20 colégios e instituições de ensino do Estado de São Paulo, com mais de 35 mil alunos no total, participaram na sede da Corus Consultores de um movimento do Encontro de Escolas. Realizado no dia 9 de maio, das 17h às 19h, a reunião permitiu o debate de questões relevantes. O destaque foi o uso da tecnologia no ambiente educacional.
Outro tema abordado dizia respeito às medidas preventivas que precisam ser adotadas pelas escolas e instituições de ensino em relação a um conjunto de documentações legais exigidas por autoridades das três esferas da Federação, especialmente relacionadas à regularização imobiliária e empresarial. A convite da Corus, a Soluções Consultoria apresentou aqueles que devem ser os principais focos de atenção das escolas, envolvendo as licenças necessárias de funcionamento da instituição.
As férias escolares de 2014 também mereceram debate. Como se sabe, o Congresso Nacional aprovou a Lei Geral da Copa do Mundo de Futebol. Um dos artigos dessa lei determina que as férias escolares de 2014 devam ocorrer entre junho e julho. (Na foto à esquerda: Fernando Barão, diretor da Corus, durante palestra)
Tecnologia de última geração
Mas o tema que mais despertou a atenção dos participantes do encontro foi a questão da tecnologia educacional. Trata-se, por sinal, de uma questão que vem mobilizando a atenção das escolas que participam desses encontros na Corus desde outubro do ano passado, quando foi criado um grupo específico para tratar desse assunto.
Este Grupo fez agora, na reunião de 9 de maio, uma detalhada apresentação de uma viagem de trabalho a alguns dos mais avançados centros de pesquisa em tecnologia educacional dos Estados Unidos (EUA).
O encontro na Corus foi encerrado com uma palavra do diretor da Consultoria, Eugênio Cordaro. “Estamos muito contentes que esse esforço inicial já tenha rendido bons frutos”. O caminho, segundo ele, é o engajamento de mais instituições para reforçar o processo coletivo de aprendizagem. “A tecnologia veio para ficar e para mudar profundamente a relação ensino-aprendizagem. Nós, escolas líderes, que abrimos caminho, precisamos estar à frente desse processo”. (Na foto acima: Eugênio Cordaro, diretor de Consultoria da Corus Consultores)