Escolas passarão por uma nova mudança em termos pedagógicos
A partir de 2022, as escolas passarão por uma nova mudança em termos pedagógicos. A legislação educacional obrigou as instituições a reformularem sua composição de grade do Ensino Médio. Essa reformulação deverá acontecer de forma gradual. Confira:
- A legislação educacional obriga as escolas a reformular sua composição de grade de Ensino Médio a partir do ano letivo de 2022.
- A implantação será gradual. Por ora, as mudanças serão obrigatórias apenas para a sala do 1º ano.
- O currículo passará a ser dividido em uma base comum e uma parte formada por itinerários formativos. A legislação ainda é bastante genérica a respeito, de modo que ainda não está formalmente determinado o que cabe e o que não cabe nesse novo modelo.
- O que é certo, porém, é que essa novidade tem um potencial grande de elevar o custo de funcionamento do Ensino Médio nas escolas, pois a carga horária para a escola terá aumento quando acontecer divisão de turmas para formação dos itinerários.
- Em última análise, as escolas deverão repassar esse acréscimo de custo aos seus preços. Convém destacar, porém, que por conta do difícil momento econômico por que passa o país é recomendável ser parcimonioso na adoção de inovações que sejam muito custosas.
- Para isso, utilizar de estratégias como a formação de salas multietárias e a terceirização de pelo menos parte dos itinerários é algo que deve ser visto com bastante carinho e atenção.