Famílias e Poder Público têm feito exigências relacionadas à oferta de acessibilidade nas escolas
A efetiva inclusão das pessoas com deficiência na sociedade tem sido pauta de debate, o que certamente é um avanço muito importante. Nas escolas particulares, tanto famílias quanto o Poder Público têm feito exigências relacionadas à oferta de acessibilidade. O assunto, porém, traz desafios pedagógicos e estruturais que precisam ser muito bem discutidos. Veja mais detalhes:
O mundo está passando, nos últimos anos, por um processo intenso de inclusão de minorias. Trata-se de um aspecto muito positivo da evolução das relações humanas.
Esse momento, porém, traz seus desafios. Para as escolas, mais ainda, e isso se refere principalmente às relações humanas que se desenvolvem dentro de seus muros.
Mas não é só nessas relações humanas que esse momento traz desdobramentos. Os espaços físicos, por exemplo, também são muito atingidos – e, aqui, a questão da acessibilidade entra com bastante força.
As escolas vêm sofrendo a ação de duas forças concomitantes: o Poder Público, que passou a ter exigências muito maiores no que se refere a esse tema; e o mercado, na medida em que os pais de alunos passaram a ter uma exigência muito maior do que tinham antes. Não é possível escapar dessas duas forças por muito tempo.
A adequação a essa nova situação costuma exigir investimentos polpudos em adaptações físicas. Muitas escolas têm adiado o encontro com essa demanda, mas não conseguirão fazê-lo por muito tempo.
O melhor, nesse momento, é mapear todas as necessidades e fazer um cronograma de execução das obras, ainda que nem todas sejam feitas ao mesmo tempo.